domingo, 2 de maio de 2010

Rita Redshoes @ CAO











Embora a noite estivesse um pouco fria, o calor dentro da sala era bem notório, e uma casa cheia esperava pela “menina dos sapatos vermelhos”.

Rita tinha em palco os seus habituais “R’s” recheados de luzes de camarim com várias cores e que se ligavam e desligavam consoante as suas melodias.

Trazia também consigo uma banda que executava na perfeição a pop melódica característica de Rita Redshoes e que nos remete para os universos de Fiona Apple, Cat Power ou ainda de David Fonseca.

O concerto em Ovar marcou o regresso de Rita aos palcos depois de um interregno para preparar o novo álbum. Regresso esse que foi, segundo ela, a melhor maneira de voltar, tendo em conta ser este tipo de casas que ela mais gosta de tocar.

O início do concerto ficou a cargo de Jungle 81, e logo de seguida Hearted Man e The Biginning Song. Após estas três músicas Rita fala um pouco da próxima música, Bad Lila, a menina “marota” que dormia com o namorado da amiga e que só fazia disparates. Seguidamente viajamos até ao Havai com Yellow Bird.

Rita estava bastante interactiva com o público. Enquanto troca de guitarra e bebe um pouco de água exclama: “Está muito calor cá em cima!”, e foi gradualmente estimulando o público a dois dedos de conversa. “Vocês estão muito caladinhos”, “Ninguém se mete comigo, ninguém me pergunta nada”.

Em falta de resposta do público, Rita decide olhar em frente e avista três raparigas que, segundo ela, são seguidoras fiéis do seu trabalho e aproveita para contar algumas peripécias.

Nesta noite de pop foram tocadas algumas das músicas do novo álbum, incluído o novo single, Captain.

Já no final do concerto, Rita convida o público a dançar um pouco e nesse mesmo instante três raparigas levantam-se de imediato. O resto dos presentes não aderiu à dança, mas palmas não faltaram.

Supremes marcou o fim do concerto, mas como é habitual não poderia deixar de haver o tradicional “encore”.

Rising Sun foi o tema escolhido, e antes de o tocar, Rita fez questão de explicar o quanto aquele tema era importante para ela. Foi um tema que foi gravado em apenas um Take.

O concerto termina com Road to Hapiness e Hey Tom.

Rita agradece com um “Obrigado e até à próxima” e o público aplaudiu-a de pé.


Alinhamento


Jungle 81

Hearted Man

The Biginning Song

Bad Lila

Yellow Bird

Honey Moon

Witch

Captain

You Should Go

Dream on Girl

One Cold Day

Choose Love

Marching

Supremes


Encore


Rising Sun

Road to Hapiness

Hey Tom



Texto e foto: Daniel Mendonça

Agradecimentos: Centro de Arte de Ovar


2 comentários:

Catherinne Duarte disse...

Apenas uma pequena correção, The Beginning Song ;) Bom texto Daniel, a Rita é fantástica. Fiéis seguidoras realmente dá algum trabalho, aventeuras mas vale tudo a pena.

Beijinhos

Diana Sousa disse...

very nice! ;) como é que anda isso da fotografia, sempre vais andar pelos festivais todos? :D

Enviar um comentário